Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Bioconstrução - Curso de de fossas ecológicas

Código: GEU5P74HQ Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

CURSO DE FOSSAS ECOLÓGICAS

Tratamento da água cinza e negra por zona de raízes (filtros biológicos)

Data: a definir

Carga horária: 16 horas

Número de vagas: 15

Local: Toca da Onça, Lumiar, Nova Friburgo.

Sítio Abaetetuba

Lumiar - Nova Friburgo / RJ

OBJETIVO DO CURSO:

 Aprender a manejar a água residual (cinza e negra) oriunda da propriedade rural com técnicas de baixo custo e fácil aplicabilidade (bacia de evapotranspiração e círculo de bananeiras);

PÚBLICO ALVO:                                                                      

O curso é destinado a pessoas que queiram aprender as técnicas de tratamento de água de baixo impacto ambiental.

CONTEÚDO:

Funcionamento do sistema de filtros biológicos;

Separação da água cinza (pia e maquina de lavar) e negra (esgoto);

Dimensionamento do sistema de tratamento;

Sistema aeróbico e anaeróbico;

Implantação do sistema;

Sobre o sistema de tratamento de água através dos filtros biológicos (biorremediação ou fossa verde):

O esgoto, de acordo com sua origem e composição, pode ser classificado em água cinza – águas servidas de pias, chuveiro,   máquina de lavar roupas; e água negra – esgoto proveniente do vaso sanitário, composto principalmente por água, urina e fezes. A água negra contém a maior parte da carga orgânica e de patógenos, apesar de ser produzida em menor volume, apresenta maior risco de contaminação dos mananciais.

 O sistema de tratamento de efluentes proposto é composto por duas partes, a “bacia de evapotranspiração” destinada ao tratamento da água negra e o sistema de “circulo de bananeiras” destinado ao tratamento de água cinza.

Estes sistema utiliza bactérias aeróbicas, anaeróbicas e plantas para o tratamento da água em um processo que se denomina “biorremediação” popularmente conhecido como “filtros biológicos” ou “fossas verdes”.

Atualmente estes métodos de remover concentrações de poluentes tem sido recomendados pela comunidade científica, por eliminar ou minimizar a poluição secundária.

A biorremediação pode ser dimensionada para várias edificações inclusive indústrias, podendo absorver uma maior quantidade de resíduos. Entre as diversas vantagens deste sistema são: uma tecnologia barata e segura; a sua utilização em locais com solos drenados; a não adição de químicos; a possibilidade do tratamento da água nível industrial e residencial, a sua utilização em locais onde não exista o sistema convencional. Além disso, a “biorremediação” não exala odores, aproveita o espaço para o plantio de plantas ornamentais e atrai fauna diversificada.

Este tipo de iniciativa traz melhorias ambientais consideráveis, evitando à contaminação do solo e lençóis freáticos, diminuindo, conseqüentemente, as doenças relacionadas à água contaminada e incentivando o turismo rural.

O maior benefício do sistema é que não gera nenhum tipo de efluente e os dejetos humanos são transformados em nutrientes para plantas, e a água somente sai por evaporação, quando 100% limpa. Assim, os estudos mostraram que este sistema de tratamento de efluentes reduz o impacto ambiental pelo lançamento de esgotos em córregos e rios, o que viabiliza seu uso em residências tanto em área urbana como rural.

Sobre o Sitio Abaetetuba

Abaetetuba é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa “lugar cheio de gente boa”. O Sítio Abaetetuba localiza-se em Lumiar (5º distrito de Nova Friburgo – RJ). A região, cabeceiras dos rios Bonito e Macaé, abrange um amplo remanescente de Mata Atlântica com áreas em diversos estágios de sucessão, oferecendo uma grande oportunidade para estudos do ecossistema florestal e caminhadas deslumbrantes.

O Sitio Abaetetuba, desde 2002 vem implantando na região de Nova Friburgo técnicas alternativas de produção e de construções rurais, tornando-se um modelo na área, e por isso visitado por agrônomos, biólogos, agricultores, estudantes (de primeiro, segundo e terceiro graus, mestrandos e doutorandos), turistas e líderes comunitários interessados nas atividades desenvolvidas.

O principal foco do Sítio Abaetetuba é a produção de alimentos de qualidade, substituindo as técnicas modernas de plantio, altamente dependentes de energia externa e insumos tradicionais, por alternativas agroecológicas de baixo impacto, garantindo a sustentabilidade. Todos os processos agrícolas sustentáveis e seus benefícios são divulgados para outros produtores e visitantes para fomentar a produção consciente respeitando a realidade cultural, social e ambiental da região.

O trabalho realizado no sitio engloba além da agricultura ecológica (agroecologia), economia, ética, sistemas de captação e tratamento de água, bioarquitetura, biorremediação, reflorestamento, agroindústria e produção associada ao turismo. 

O pacote inclui:

Alimentação (café da manha, almoço, lanche e jantar)

Hospedagem em alojamento coletivo ou barraca de camping no sitio abaetetuba (de sexta pra sábado e de sábado para domingo)

https://www.facebook.com/sitioabaetetuba

http://permaculturarj.blogspot.com.br/

Translado do centro para o sítio na sexta feira e do sítio para o centro no domingo.

Sugestão de pousada próxima:

http://www.tocadaoncapousada.com/

Política de devolução:

http://www.lojamisturafina.com.br/pagina/politica-de-devolucao-em-cursos-e-eventos.html

 

Para maiores informações:

21-99688-8909 whatsap (Marta) ou conservasmisturafina@gmail.com

 

 

Produtos relacionados

Sobre a loja

Produção familiar de geleias e conservas. Geleias com alta concentração de frutas e conservas em azeite, produzidas com um alto padrão de qualidade. Ganhadora do prêmio Maravilhas do Rio de 2014 na categoria "Conservas" e na categoria" Produtos da Terra". Cursos de produção de conservas, geleias, compotas, desidratados e vivencias em permacultura. Venha conhecer a nossa fábrica, agende uma visita!

Pague com
  • PagSeguro
Selos

Marta de Abranches - CNPJ: 13.468.688/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2018

Design por Integrando.se
googled92af6138e6de828.html googlef59046e5979fb135.html